fbpx

9 plantas que você pode regar apenas uma vez por mês

Se você é esquecido ou distraído, as plantas de baixa necessidade de manutenção são as ideais para a sua casa!

Essencial às plantas, a água também pode ser veneno quando oferecida em excesso. Muitas vezes, as plantas precisam de muito menos água do que a gente pensa, e algumas podem até passar por um longo tempo sem necessidade de serem regadas novamente.

Se você está à procura de amigos verdes, que não precisem de atenção o tempo inteiro, confira abaixo algumas opções de plantas que dispensam a rega diária!

Pata de Elefante

 (Divulgação/Casa.com.br)

Com suas folhagens curvas e proporções adoráveis, a Pata-De-Elefante não precisa de muita manutenção. Ela tem a capacidade de armazenar água em seu tronco bulboso, de modo que você pode economizar na regadura.

Folhas secas e marrons ou um tronco enrugado sinalizam a necessidade de água. Por outro lado, a folhagem amarela ou um tronco mole provavelmente significa que você está pondo água demais.

Planta da Borracha

 (Divulgação/Casa.com.br)

Esta planta tem uma alta tolerância à seca, portanto, em caso de dúvida, deixe-a em paz. Durante os meses de verão, ele precisa de mais água e gosta de ficar mais úmida, mas durante os meses de inverno, pode durar um mês ou mais sem água. Atente-se às folhas caídas!

Espada-De-São-Jorge

 (Divulgação/Casa.com.br)

Esta é outra planta que fica bem quando você quase esquece dela. Exigem muito pouca água, especialmente em épocas mais frias do ano. Deixe o solo secar entre as regas e tome um cuidado especial para não exagerar com muita atenção.

Planta Aquática

 (Divulgação/Casa.com.br)

Se você está preocupado com a rega regular, pense em plantas aquáticas. Podendo existir também dentro das casas, em aquários, elas podem sobreviver sem a troca de água.

Gravatinha

Muito comum no Brasil, esta planta de casa é muito complacente para aqueles que se esquecem de água, porque seus rizomas armazenam nutrientes importantes, permitindo que elas passem algum tempo sem rega.

Pendurar esta espécie no banheiro também é uma boa maneira de negligenciá-la: o ar úmido vai lhe ajudar. Pontas de folhas marrons podem sinalizar a necessidade de H2O, mas elas também podem ser uma indicação de flúor na água da torneira. Em caso de dúvida, tente usar água destilada ou da chuva.

Suculentas

 (Divulgação/Casa.com.br)

Moradoras do deserto, como as suculentas, conseguem armazenar água por longos períodos, ao mesmo tempo em que seu o solo gosta de ficar seco.

Quando regá-las, por exemplo, sinta-se à vontade para deixá-las de molho, mas certifique-se de que elas sequem completamente – espere semanas (ou até um mês) antes de regar novamente. Elas definitivamente se beneficiarão com menos água.

Plantas ZZ

 (Divulgação/Casa.com.br)

Há uma razão pela qual chamamos as plantas ZZ de as plantas de baixa manutenção: é por causa de sua necessidade de pouca luz e água.

Como algumas das outras plantas mencionadas aqui, os rizomas semelhantes a bulbos das plantas ZZ armazenam água durante os períodos de seca, o que é parte do que as faz plantas de casa resilientes. Na verdade, o maior assassino desta espécie é o excesso de água, então é melhor errar do lado da negligência. A drenagem adequada também é fundamental.

Aspidistra

 (Divulgação/Casa.com.br)

Outra superstar de baixa manutenção é a Aspidistra. Se você está procurando uma planta que tolere praticamente qualquer coisa – baixa luminosidade, baixa umidade, rega irregular e flutuação de temperatura – a planta de ferro fundido é uma ótima opção.

Como muitas plantas de casa, ela prefere estar muito seca do que muito molhada. Então deixe a secar completamente entre as regas.

Cheflera-pequena

 (Divulgação/Casa.com.br)

As cheflera-pequenas são bastante flexíveis sobre seus horários de irrigação, mas são mais tolerantes ao solo seco do que ao excesso de água. Elas não gostam de pés molhados, então uma boa ideia é esvaziar o disco de drenagem depois de regar.

Fonte: CASA

%d blogueiros gostam disto: