fbpx

Peste suína de alto grau de contágio no Ceará preocupa SC

(Foto: Jefferson Botega / Agência RBS)

A constatação de um foco de peste suína clássica no Ceará constitui, neste momento, a maior preocupação do Secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa. A doença é a que atingiu drasticamente parte do rebanho suíno na China, provocando aumento da importação da carne produzida em Santa Catarina. 

O Ministério da Agricultura já vem executando medidas rigorosas de controle dos aeroportos, em esforço para manter blindada a incidência da doença na região Nordeste. 

Santa Catarina é o maior exportador de carne suína do país. Entre janeiro e julho deste ano vendeu mais de 236 mil toneladas do produto ao exterior. Isto representa 58% das exportações brasileiras no setor. 

Ricardo de Gouvêa manifestou-se esperançoso com a reunião desta quinta-feira entre o setor agrícola e a Comissão de Agricultura com o governador Moisés da Silva. 

Já conversou com o governador sobre a questão dos defensivos, da competitividade, da isonomia tributária no Sul do Brasil e de necessidade de manter os incentivos aos agricultores. 

Fonte: NSC

%d blogueiros gostam disto: