fbpx

A música aliada a educação

A música está presente na educação em todos os níveis de escolarização. Ela dá um toque especial a aprendizagem e torna a mesma prazerosa e significativa.

Existem músicas que usamos na escola para as mais diversas situações, uma acalmar, para dormir, para higiene, para arrumar a sala e também para introduzir conhecimentos.

Para os menores a música, faz parte diária das aulas, já para os maiores ela serve como forma de relembrar conteúdos e fórmulas. Nos cursinhos pré-vestibular ela também é utilizada com este intuito e os jovens dizem que realmente funciona.

Quando os bebês ouvem música, mesmo quando ainda não sabem falar, se acalmam e se tranquilizam, e esta também é uma das formas mais usadas para fazê-los adormecer, então podemos dizer que a música tem o poder de transformar. Muitos médicos, pedem as gestantes que coloquem músicas para que os bebês ouçam, segundo eles a transformação começa a acontecer ainda dentro do útero.

A proposta então, é somente selecionar músicas apropriadas para cada faixa etária e que em suas letras possamos realmente atrelar conhecimento, diversão e cultura. As músicas sem conteúdo, de forma alguma devem ser vinculadas na escola.

Crescer com um repertório musical apropriado é mostrar de certa forma a cultura do lugar onde pertencemos. A boa música, aumenta o vocabulário, nos leva para lugares diferentes e nos faz conhecer histórias tanto tristes como felizes.

Conversar sobre a letra da música e explicar contextos diferentes também abre um leque de possibilidades e o aluno por sua vez, compreende as mais diversas formas de viver e ver, bem como aumenta o conhecimento sobre o mundo.         

Cante mais com seus alunos, mostre formas diferentes de ver a mesma coisa e colabore para que seus alunos, aprendam e apreendam de uma forma lúdica e divertida.

%d blogueiros gostam disto: