fbpx

Não faça isso, estamos aqui! Um alerta sobre o suicídio

Coluna: RENOVEM - Por: Saymon Nascimento: Graduado em Tecnologia da Informação e acadêmico de Ciências Teológicas.

Iniciamos o mês de setembro, mês de prevenção ao suicídio. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem a Organização Mundial da Saúde (OMS) como co-patrocinadora. O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.

Fonte: Estadão

O termo suicídio foi utilizado pela primeira vez, em 1737 por Desfontaines, cujo significado tem origem no latim, com a junção das palavras: Sui (si mesmo) e Caederes (ação de matar), ou seja, é um ato que consiste em por fim intencionalmente à própria vida.

No mundo, a cada 45 segundos uma pessoa tira sua própria vida. No Brasil, isso acontece a cada 45 minutos. Existe uma estimativa que todos os dias, 32 brasileiros cometem suicídio. Esses números são superiores às vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. O suicido é quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 35 anos. Apesar dos dados alarmantes, o assunto ainda é tido como tabu o que acaba contribuindo para que novos casos aconteçam.

Ainda que o tema seja extremamente delicado, surge uma pergunta desafiadora: Quem nunca pensou em suicídio? Devido a uma perda, uma desilusão amorosa, dívidas, falência ou qualquer outro motivo.

No momento que alguém pensa, ou fala em suicidar-se, certamente o desejo não é esse, entretanto vislumbra-se um alívio, uma saída.

Porém, há outra saída!

No livro de Atos dos Apóstolos, a Bíblia nos mostra a história de um homem prestes a tentar contra sua vida, depois de uma suposta perda:

O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido. Mas Paulo gritou: “Não faça isso! Estamos todos aqui!”. (Atos 16:27-28)

Caro leitor, perceba que antes do carcereiro cometer o ato, alguém grita como se dissesse: Calma, você não está sozinho, estou aqui com você. É quando achamos que tudo terminou e não há mais solução, que Deus em sua infinita misericórdia e amor, nos mostra que nem tudo está perdido e há outra saída. Geralmente Ele faz isso através de pessoas, pessoas que amamos ou as vezes que nem conhecemos.

Por isso, o suicido não é a melhor escolha, caro amigo, não importa quais as dificuldades que você esteja enfrentando, não é o fim, você não está sozinho, decida pela vida. Deus tem infinitas bênçãos para derramar sobre sua vida, se preciso for recomece, perdoe, persista, porém jamais desista. Minha oração é, para que quando você ler essa coluna, seu desejo de viver seja renovado e consequentemente você decida viver tudo o que Deus tem para você. Deus abençoe você e sua família.

%d blogueiros gostam disto: