fbpx

Secretaria de Saúde e Ação Social promove ações alusivas ao Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde e Ação Social realiza neste mês ações alusivas ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e controle do Câncer de Mama. No dia 19, sábado, das 8h ás 16h, será realizado no Pronto Atendimento Médico (Pame) e nos postos de saúde, uma força-tarefa, com atendimentos clínicos, estéticos e atividades voltadas para as mulheres. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), porém é possível se prevenir, desde que se faça o acompanhamento.

A programação contará com serviços de cabeleireiro, manicure e maquiagem e serão oferecidos serviços de auriculoterapia, realizados alongamentos e repassadas orientações nutricionais. Estes serviços serão realizados somente no Pame. Também será oferecido atendimento odontológico exclusivo para mulheres nas unidades básicas e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), anexo ao Pame.

No mesmo dia, serão feitos ainda preventivos e exame físicos de mama no Pame, além da avaliação da caderneta de vacinação, que será realizado no Posto de Assistência Médica (PAM). Haverá também o cantinho do chá, um espaço de integração, onde serão fornecidas orientações sobre saúde da mulher, nas unidades de saúde e também no Pame. Em anexo ao posto do Bairro Floresta, serão realizadas ainda mamografias, com encaminhamento médico ou da enfermeira, de acordo com a necessidade de cada paciente.

A secretária de Saúde e Ação Social, Ivanice Peccin, frisa que no mês de outubro, todas as atenções estão voltadas para a prevenção do câncer de mama, porém o cuidado da saúde com a mulher acontece durante todo o ano. Ela solicita que as mulheres procurem as unidades de saúde para aprender a fazer o autoexame e buscar orientações, além de realizar os exames necessários.  Queremos conscientizar as mulheres que prevenção ainda é o melhor remédio. Com o diagnóstico precoce a possibilidade de cura se torna muito maior”, finaliza.

Fonte: PMV

%d blogueiros gostam disto: