fbpx

Florianópolis sediará encontro da Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento

Estão confirmados 34 especialistas de renome nacional e internacional. Evento acontece de 4 a 7 de novembro

Pela primeira vez, o Brasil vai sediar uma edição do Knowledge Cities World Summit (12º KCWS), evento internacional sobre cidades do conhecimento e sustentáveis, que ocorrerá em Florianópolis, entre os dias 4 e 7 de novembro, no Hotel Sesc Cacupé. Será o momento do ano em que formuladores de políticas públicas, especialistas, pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diferentes áreas vão se encontrar para debater como os centros inovadores podem crescer e se tornar modelos de desenvolvimento urbano baseados no conhecimento.

O tema desta edição será Sustentabilidade e Inovação na Era do Conhecimento. O objetivo é mostrar e discutir soluções para as cidades e suas regiões enfrentarem desafios como inclusão social, mobilidade, desigualdades econômicas e degradação ambiental. O encontro pretende propiciar a troca de experiências, o amadurecimento de iniciativas e contribuir para o avanço de discussões.

O KCWS, ou Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento, é uma reunião profissional independente e global promovida anualmente, desde 2008, pelo World Capital Institute (WCI). Nos anos anteriores, foi realizada no México, China, Austrália, Israel, Itália, Turquia, Estônia, Coreia do Sul, Viena, Peru e Espanha.

Público alvo

Entre o público alvo estão os representantes do setor público responsáveis pela proposição e implementação de políticas, além de interessados nas ferramentas da era do conhecimento para a construção de sociedades mais justas, inteligentes e sustentáveis. É dirigido ainda a cientistas, professores e alunos de graduação e pós-graduação, empresários, arquitetos e profissionais da área da tecnologia e da construção civil, que tratam da sustentabilidade urbana com um viés ambiental e antropocêntrico (que tem o ser humano como principal referencial).

“Está voltado para a ‘quádrupla hélice’, composta pelas universidades, governos, empresas e sociedade”, resume a presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio/SC e coordenadora do KCWS, Jamile Sabatini Marques.

Programação

Serão quatro dias de atividades intensas. Estão previstas palestras simultâneas entre uma sala principal e duas paralelas, com assuntos como modelos econômicos alternativos, mercados de conhecimento, desenvolvimento de ecossistema de inovação e de empreendedorismo, cidades inteligentes, inovação social, economias disruptivas e desenvolvimento urbano sustentável.

A programação prevê nove plenárias, conduzidas por mais de 25 especialistas de renome nacional e internacional e a entrega do Prêmio MAKCi (Most Admired Knowledge City), no qual as cidades vencedoras serão homenageadas. No último dia, a plenária final será dedicada à elaboração de uma nova agenda para a era do conhecimento.

Confira a programação completa

Quarenta trabalhos acadêmicos selecionados serão apresentados. Estes artigos poderão compor um número especial do International Journal of Knowledge-Based Development (IJKBD), periódico indexado às principais bases de dados internacionais, como Scopus, Emerging Sources Citarion Index e Academic OneFile. O evento também contará com apresentações culturais e tradução simultânea nas principais plenárias.

%d blogueiros gostam disto: