fbpx

Iniciada a campanha de vacinação contra o sarampo em Videira

A Secretaria de Saúde e Ação Social iniciou nesta semana a campanha de vacinação contra o sarampo, que será realizada em duas etapas visando atingir públicos de diferentes faixas etárias. A primeira será voltada para crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos e a segunda será destinada a adultos com idades entre 20 e 29 anos. A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde e acontece em todo país.

A primeira etapa da campanha acontece até o próximo dia 25, sendo que o Dia D será em 19 de outubro, em paralelo com o Dia D do Outubro Rosa. Na segunda etapa, que inicia em 18 de novembro, o Dia D será realizado no dia 30 do próximo mês. Durante a semana, as vacinas são aplicadas no Posto de Assistência Médica (PAM) e nos postos de saúde dos bairros Amarante e De Carli. Nos dias D, as vacinas estarão disponíveis no PAM e em todos os postos de saúde.

Apesar de fazer parte do calendário de vacinação, neste ano a campanha será reforçada em virtude do surto da doença no país, com casos registrados em 19 estados, entre eles, Santa Catarina, que já tem pelo menos 26 casos confirmados e 34 ainda são investigados. O objetivo é imunizar o maior número de pessoas nas faixas etárias mais atingidas, a fim de eliminar a circulação do vírus e erradicar a doença.

A secretária de Saúde e Assistência Social de Videira, Ivanice Peccin, cita é importante que as pessoas mantenham a carteira de vacinação em dia, para que ocorra o correto acompanhamento das doses aplicadas. “Nos dias D também será realizada a conferência das carteiras. Esse é um documento importante que as pessoas precisam tomar como hábito a atualização, para garantir a eficácia das doses, evitando fazer doses a mais que as necessárias”, orienta.

Fonte: PMV

%d blogueiros gostam disto: