fbpx

Mapeamento regional da inovação é lançado em Videira

Aconteceu na quinta-feira (17), no Salão Nobre da Unoesc, o lançamento do Mapa da Inovação Regional, iniciativa que faz parte do Ciclo II do Programa Cidade Empreendedora e visa conhecer os projetos realizados na área da inovação, bem como estabelecer diretrizes que contribuam para alavancar programas neste sentido. O lançamento, feito pelo prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, foi realizado durante o 1º Fórum de Inovação da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp). O evento contou com a presença de lideranças dos municípios da Amarp, bem como os profissionais ligados à educação e inovação.

Durante o evento aconteceu uma palestra com o tema “Inovação no Setor Público”, ministrada por Marcelo Fett, diretor da empresa Softplan, que enaltece que o conhecimento é novo petróleo do século XXI. “O objetivo é fazer um diagnóstico, e propor ações em cima de caso bem sucedidos a fim de fomentar a mudança do eixo econômico dos municípios de uma economia intensiva em mão de obra e capital, para uma economia intensiva em conhecimento e inovação”, explica. 

O evento contou ainda com a participação do secretário de Educação de Videira, Luiz Felipe Zanella, que falou sobre a integração para o desenvolvimento regional. Durante a palestra, ele abordou a educação como fonte transformadora e falou sobre como ela pode se tornar um real pilar de desenvolvimento.  “A partir disso, é possível contribuir com a inovação, fornecendo subsídios que promovam o desenvolvimento local e regional”. Na sequência, foi feita a apresentação do painel “Ecossistema de inovação regional: apresentação dos cases de Caçador, Fraiburgo e Videira”.

Borga comenta que esse é um passo importante nesse processo de desenvolvimento da região e frisa que os municípios precisam se unir em prol desse avanço. “Juntos podemos fazer com que a nossa região esteja inserida cada vez mais neste processo. A inovação já tomou conta do mundo que vivemos e não podemos resistir a isso. Dessa maneira, precisamos avançar, para irmos cada vez mais longe”, completa.

Fonte: PMV

%d blogueiros gostam disto: