fbpx

Como será o mundo dos seus filhos?

Observando as salas de aula, preocupo-me a cada dia mais com que tipo de mundo vamos deixar a nossos filhos.

Quando é que vamos reconhecer que o mundo é um lugar coletivo e não individual, bem como a escola, o clube e outros espaços que compartilhamos?

Olhe ao seu redor e veja que junto contigo, dentro da sala de aula, existem outras pessoas que compartilham e divergem de ideias e isso é aprender a conviver. Não há uma unanimidade nem dentro de nossas casas, imagine então na sociedade onde estamos inseridos.

Como conviver com as pessoas harmoniosamente?

O primeiro passo é entender que não estamos sempre certos ou errados, por vezes podemos concordar com a maioria, em outras discordamos e isso sim é aprender a viver em sociedade.

O segundo passo é ter empatia, saber se colocar no lugar do outro, cada pessoa recebe um modelo de educação e portanto acredita que suas convicções são as corretas.

E o terceiro passo é ter tolerância. Esse passo mostra o quanto entendemos a importância do primeiro e do segundo.

A escola é o lugar para observar como estas virtudes estão sendo esquecidas até mesmo pelos adultos. Sempre escrevo que o modelo das crianças somos nós pais e se não mostrarmos o caminho certo para nossos filhos, de alguma maneira eles serão cobrados.

O que precisamos mostrar aos outros são nossas atitudes, são elas que irão comprovar que temos as virtudes citadas acima e é com elas que podemos fazer a diferença.

Cabe então aos adultos dar o exemplo correto, seja na escola ou em casa, observe o comportamento do seu aluno ou filho e avalie se este é o comportamento correto, converse, faça a diferença tornando as pessoas que fazem parte do seu convívio melhores.

Acredito em um mundo melhor através da educação pois o professor tem um papel crucial nesta transformação. No entanto a formação que as crianças recebem em casa refletem no seu comportamento. Faça uma reflexão e colabore para esta transformação.

%d blogueiros gostam disto: