fbpx

Videira é um dos municípios com melhor gestão fiscal do Brasil

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) apresentou na semana passada o resultado de uma avaliação feita em 5.337 municípios, onde vivem 97,8% da população brasileira. Com base em dados oficiais de 2018, o IFGF analisou as contas das cidades, onde a pontuação atribuída a cada uma varia de 0 a 1, sendo os resultados superiores a 0,8 considerados Gestão de Excelência. Apenas 4% dos municípios brasileiros atingiram o índice de excelência, entre eles Videira, com 0,8110 na pontuação.

Os municípios são classificados em quatro níveis de avaliação, sendo Gestão Crítica, Gestão em Dificuldade, Boa Gestão e Gestão de Excelência. Para definição dos resultados são levados em consideração quatro importantes pilares da administração. Entre eles está a Autonomia, que é capacidade de financiar a estrutura administrativa com recursos próprios. Também são avaliados os percentuais de Gasto com Pessoal, Índice de Investimentos e Liquidez.

No Brasil, Videira se encontra na posição 185 e no Estado, ocupa a 34ª colocação em excelência. Além disso, em termos de autonomia, o município é um dos que ocupa a primeira colocação, com nota máxima, tanto em Santa Catarina quanto no Brasil. Estes resultados mostram que Videira vai na contramão da maioria dos municípios do país, visto que, de acordo com o IFGF, metade das prefeituras gastam mais da metade do orçamento com pessoal, enquanto em Videira esse índice é de 39%. Além disso, quase dois mil municípios não são capazes de gerar recursos suficientes para arcar com as despesas de estrutura administrativa.

O secretário de Administração e Fazenda, Gentil Gaedke, cita que esses índices mostram o empenho da administração em realizar uma excelente gestão dos recursos públicos. “Os índices apresentados geram um nível de satisfação do gestor público, do quanto a gestão é comprometida para que os resultados sejam efetivamente favoráveis. Estamos trabalhando para que esses números sejam, a cada ano, melhores. Quanto mais focada em gestão está uma administração, mais se terá recursos para investir a favor da população”, avalia.

Fonte: Prefeitura de Videira

%d blogueiros gostam disto: