fbpx

Fórum valida o Plano de Cultura de Videira

A Prefeitura de Videira, através da Secretaria de Turismo e Cultura, realizou nesta segunda-feira (4), no Centro de Eventos Vitória (Cevi), o Fórum de Validação do Plano de Cultura, que definiu os eixos estratégicos, ações e metas para promoção da cultura pelos próximos dez anos no município. O evento foi aberto à comunidade e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da cultura, que tiveram a oportunidade de contribuir com a definição das propostas apresentadas pela comunidade no 1º Fórum de Cultura, realizado no dia 15 de julho.

Primeiramente foi realizado o cadastramento dos participantes. Na sequência a secretária de Turismo e Cultura, Francini Lira de Oliveira, deu início aos trabalhos, apresentando um resumo das ações realizadas e que culminaram no evento desta segunda-feira. Em seguida, o prefeito Dorival Carlos Borga fez enalteceu a importância deste processo de planejamento das ações a serem realizadas na próxima década em termos de cultura.

O trabalho de apresentação, construção e validação das diretrizes que irão nortear os investimentos e ações foi conduzido pela consultora Roselaine Vinhas, especialista em implantação de Sistemas de Políticas Culturais. As ações foram divididas em seis eixos, sendo eles infraestrutura, preservação, criação, produção e inovação, difusão, circulação e promoção, educação e produção de conhecimento capacitação e organização, planejamento e gestão do setor, os quais foram discutidos e validados individualmente.

O próximo passo será a formalização das ações validadas em um documento que, juntamente com o Mapeamento Cultural, será encaminhado à Câmara de Vereadores como Projeto de Lei para discussão e aprovação. Francini salienta que essa iniciativa é fundamental para alinhar as políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal, possibilitando a obtenção de recursos para investimentos na cultura. “Contar com a participação do público para essas definições nos dá maior segurança, norteando os trabalhos conforme a necessidade. Encerramos esta etapa com o sentimento de dever cumprido”

Fonte: PMV

%d blogueiros gostam disto: