fbpx

Dia Mundial de Luta contra a Aids

No dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais.


“É importante conscientizarmos as pessoas de que o HIV não escolhe cor, aparência, idade, gênero ou classe social. Eu era muito jovem e quando eu descobri a doença eu vi como uma sentença de morte. Hoje eu tenho uma vida normal e quero aqui pedir para que as pessoas se conscientizem mais. Eu fui uma vítima dessa doença. Eu não tive sintoma nenhum. Muitas pessoas não tem sintomas e não sabem que são portadores da doença, por isso a prevenção é tão importante. Os jovens esquecem dessa questão da prevenção por achar que nunca vai acontecer com eles. Eu também achava que não ia acontecer comigo. Quero muito poder ajudar as pessoas que descobriram a doença dizendo que isso não é uma sentença de morte, mesmo que no primeiro momento pareça. Batalhe pela sua vida, busque o tratamento” incentiva Maria.

( Conheça a história de *Maria, pseudônimo escolhido por
uma videirense que luta diariamente contra o HIV – Acesse Aqui )

Ações em Videira
Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde está organizando ações para realização de testes rápidos. Atualmente o serviço público municipal de saúde atende 242 pacientes portadores de HIV, sendo 177 somente de Videira.
Durante toda a próxima semana todos as unidades de saúde de Videira estarão oferecendo os testes rápidos nas suas rotinas de atendimento. No sábado dia 07 haverá uma ação onde durante todo o dia, profissionais enfermeiros estarão atendendo no PAM exclusivamente para realização dos testes rápidos para HIV, Hepatite B/C e Sífilis.

%d blogueiros gostam disto: