fbpx

IPVA em 12 vezes em Santa Catarina é aprovado em comissão da Alesc

Além da mudança na forma do parcelamento do imposto, projeto também viabiliza o pagamento com cartões de débito ou crédito

O PL (Projeto de Lei) 220/2018, de autoria do deputado estadual Milton Hobus (PSD), foi admitido pela Comissão de Finanças e Tributação da Alesc nessa quarta-feira (27). O projeto institui nova forma de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Pelo texto, o IPVA poderá ser pago em cota única ou em até 12 parcelas mensais, iguais e sucessivas. As parcelas serão pagas a partir da ocorrência do fato gerador até a data do fato gerador do ano subsequente.

Caso a matéria seja aprovada, catarinense pode parcelar o pagamento do IPVA em até 12 vezes – Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O Executivo também fica autorizado a firmar acordos e parcerias técnico-operacionais para viabilizar o pagamento do IPVA e demais débitos relativos aos veículos com cartões de débito ou crédito.

O projeto foi aprovado na forma de uma emenda substitutiva global apresentada pelo relator, deputado José Milton Scheffer (PP).

Conforme Scheffer, a emenda retira a previsão de concessão de desconto em caso de pagamento em cota única. O desconto é considerado inconstitucional por acarretar renúncia de receitas ao Estado, além de promover adaptações ao que preceitua o Conselho Nacional de Trânsito e a técnica legislativa. 

Agora, com a decisão tomada pela Comissão, a matéria segue para a Comissão de Trabalho e depois para o plenário, antes de efetivamente entrar em vigor.

Fonte: NDOnline

%d blogueiros gostam disto: