fbpx

Saúde promove ações alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

A Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de Saúde e Ação Social, realiza durante toda a semana, ações alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (1 de novembro).  Até a próxima sexta-feira (6) todas as Unidades de Saúde estarão oferecendo os testes rápidos das 8h às 12h e das 13h às 17h e no sábado (7) das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia, o Posto de Assistência Médica (PAM) estará aberto exclusivamente para realização dos testes rápidos para HIV, Hebatite B e C e Sífilis.

Os testes rápidos serão realizados ainda em detentos, durante toda semana. Todos os testes são realizados em sigilo, com a supervisão de um profissional de saúde treinado e o resultado é dado apenas para a pessoa que realizou o teste. No caso de ser positivo, a pessoa é encaminhada diretamente para aconselhamento, onde terá informações sobre a doença e sobre o tratamento que deverá ser iniciado.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Alesandra Perazzoli de Souza, atualmente o serviço público municipal de saúde atende 242 pacientes portadores de HIV, sendo 177 de Videira. Ela cita ainda que a AIDS não tem cura, mas com o avanço da medicina, pode ser tratada com medicamentos, aumentando assim consideravelmente o tempo e a qualidade de vida do paciente.

“É importante quebrar mitos e tabus, esclarecendo que a pessoa infectada com HIV ou que já tenha manifestado a Aids não transmite a doença através do beijo no rosto ou na boca, do suor e lágrima, picada de inseto, aperto de mão ou abraço, ou do uso comum de sabonete, toalha, lençóis, talheres, copos, assento de ônibus, piscina, banheiro ou pela doação de sangue e pelo ar, por exemplo. É importante que as pessoas que tenham sido expostas aos riscos de contaminação realizem o teste, que á fácil, seguro, rápido e sigiloso”, acrescenta.

Fonte: PMV

%d blogueiros gostam disto: