fbpx
Ultimas Notícias

Prefeitura e Senai formam 293 alunos do Programa de Iniciação Profissional

A noite desta segunda-feira (16) foi de muita alegria e emoção para familiares e amigos dos 293 alunos da primeira turma do Programa de Iniciação à Educação Profissional no Ensino Fundamental, que receberam o certificado de conclusão em solenidade realizada no Parque da Uva. Através da parceria entre a Prefeitura e o Senai, foram oferecidos os cursos de Robótica, Fabricação e Conservação de Alimentos, Eletricista e Automação e Mecânica. Para os alunos, este momento representa um novo ciclo, sendo o primeiro passo rumo à qualificação para o mercado de trabalho.

O programa é voltado para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino e visa proporcionar a qualificação e vivência em diferentes áreas, através de 160 horas de oficinas. Gustavo Silveira é um dos alunos que participou do curso. Para ele, a experiência agregou muito conhecimento, não só para área profissional que escolherá no futuro, mas também para a vida. “Tive contato com áreas que eu não conhecia. Aprendi sobre culinária, mecânica, robótica e área de elétrica, que me ajudam com coisas do cotidiano. Essa formatura representa muito para nós, marca o fim de uma etapa muito importante”, frisa.

O gerente executivo regional do Sesi/Senai, Daniel Tenconi, salienta que é uma grande satisfação, por meio desta parceria, contribuir com a formação profissional dos adolescentes. “A sensação é de dever cumprido. Só temos a agradecer à Prefeitura, que está pondo em prática o discurso de colocar a educação como agenda estratégica da administração. Enquanto Senai, além de contribuir com a indústria, estamos nos aproximando do poder público nesta causa tão nobre, que é a educação”, pontua.

Para o prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, o futuro requer pessoas bem preparadas e a Prefeitura está investindo nos videirenses para inserção no mercado de trabalho. “Sabemos que a disputa é acirrada e a preferência será por quem tiver melhor qualificação. O convênio foi renovado e ampliado para 2020, quando serão oferecidos os cursos para até 500 estudantes. Temos a certeza que estes jovens têm uma oportunidade ímpar. Esse é o nosso compromisso com o processo de educação, contribuindo para que Videira cresça cada vez mais”, conclui.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PRÓXIMO ANO

Em 2020 o programa será novamente oferecido para os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal e os interessados em participar têm até quinta-feira (19) para efetuar a inscrição, que será realizada nas escolas, durante o período de aula ou diretamente no Senai, pela manhã, à tarde ou à noite. Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar documento de identificação, CPF, comprovante de residência e estar acompanhado do pai, mãe ou responsável. As aulas estão previstas para iniciarem em fevereiro, no contraturno escolar.

Fonte: PMV

%d blogueiros gostam disto: