fbpx
Ultimas Notícias

Unidade digital de monitoramento apícola é implantada em Videira

É a sétima plataforma de monitoramento entre as já instaladas nas diversas regiões agroecológicas de Santa Catarina

No início do mês passado foi implantado uma unidade digital de monitoramento apícola na estação experimental da Epagri em Videira. Conforme informam os técnicos da Epagri/Ciram esta unidade é a sétima plataforma de monitoramento entre as já instaladas nas diversas regiões agroecológicas de Santa Catarina.

Esta unidade é a primeira que possibilita o monitoramento do peso individual de três colmeias ao mesmo tempo. Além do peso horário serão registrados a temperatura e umidade relativa do ar, precipitação pluviométrica, temperatura e umidade  relativa do ar dentro da colmeia. Com estas variáveis será possível inferir o comportamento das abelhas frente aos períodos de floração, aos tipos de flores das diversas espécies, ao manejo de colmeias, à qualidade das rainhas, às mudanças climáticas e frente à outras variáveis ambientais.

Após um ano do início do monitoramento nas diversas regiões agroecológicas já se observou a produção de até seis quilos de néctar em apenas um dia de coleta das abelhas em São Miguel do Oeste durante a florada de “Uva Japão”. Durante queda de temperatura pela passagem de massas polares as colmeias não puderam manter a temperatura em 35°C que é normal.

Nos primeiros meses de 2020 o foco dos pesquisadores será avaliar a produção do mel de melato no planalto catarinense. O mel de melato é produzido somente de dois em dois anos, em anos pares, e é proveniente da secreção de uma cochonilha que suga a seiva da árvore Bracatinga. É muito valorizado nos países europeus. Para os catarinenses e para o resto do Brasil ainda é uma novidade.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/ Epagri

%d blogueiros gostam disto: