fbpx
Ultimas Notícias

NASA confirma: você pode fazer o viral da vassoura todo dia

Ao contrário da desinformação, o truque é pura física e não depende de "maior gravidade" para acontecer

Voltou a bombar na internet nos últimos dias o desafio de equilibrar a vassoura em pé. Do Twitter ao TikTok, várias pessoas tem feito o “#BroomstickChallenge”, uma brincadeira viral que obviamente tira seu impacto do fato aparentemente impossível de ver um objeto em uma posição tão anômala.

Toda brincadeira divertida oferece espaço para desinformação básica, porém, e neste caso não foi diferente. Na tarde desta terça-feira, a NASA lançou no Twitter um vídeo desmentindo a informação de que o equilíbrio só poderia ser feito durante um dia no ano, mostrando como o truque para equilibrar a vassoura no fim está atrelada a uma questão de física pura.

A publicação inusitada acontece porque, junto da hashtag, viralizou na última segunda (10) a informação entre usuários de que o feito da vassoura de pé seria culpa de uma maior atração gravitacional que ocorreria durante um dia do ano. A informação obviamente é desinformação pura: o segredo está em manter o ponto de equilíbrio do objeto, que no caso fica na base da vassoura e pode ser atingido a partir de um esquema de tripé.

Agora é só lembrar desta informação na próxima vez que a brincadeira bombar de novo nas redes.

Fonte: B9

%d blogueiros gostam disto: