fbpx
Ultimas Notícias

Vale do Rio do Peixe é a maior produtora de kiwi do estado

Além da uva, região se destaca pelo cultivo dessa outra fruta, pouco comum

Uma fruta extremamente saudável que possui zero gorduras, zero colesterol e uma grande quantidade de antioxidantes. Estamos falando do kiwi ou quivi que tem em seu nome uma homenagem ao pássaro símbolo nacional da Nova Zelândia.

Apesar de sua origem ser do sudeste da China, foi graças a neozelandeses que o fruto ganhou destaque e o mundo. Na história da China, existem poucos registros da fruta, porém um neozelandês levou a fruta para seu país e fez melhoramentos com cruzamentos com outras variedades até chegar na fruta que conhecemos hoje em dia. O mesmo foi introduzido no Brasil em 1970.

O kiwi é um fruto considerado exótico por conta de sua casca marrom cheia de pequenos pelos e uma polpa carnosa e suculenta verde, pela alta quantidade de clorofila, além de um sabor agridoce levemente ácido.

É uma planta típica de clima temperado ou subtropical. Por conta disso as regiões brasileiras onde encontramos seu cultivo é na região Sul. O maior produtor é o Rio Grande do Sul, seguido por Santa Catarina e Paraná.

A maior expansão na produção do kiwi aconteceu nos anos 90, mas de lá para cá os números vem caindo por alguns motivos. Um deles é a falta de pesquisas que fez com que muitos produtores deixassem a cultura de lado, como explica o gerente de pesquisas da Estação Experimental da Epagri de Videira, André Kulkamp de Souza.

Em comparação com outras frutas, ele tem o dobro de vitamina C que a laranja, a mesma quantidade de vitamina E que um abacate, além de vitamina B1, carotenos e ácido fólico. Outro ponto de destaque é sua alta concentração de potássio que auxilia no combate a depressão e ansiedade, pois é considerado um ansiolítico natural.

O maior produtor de kiwi na nossa região fica no município de Fraiburgo. A Fischer iniciou na atividade há exatos 30 anos e trouxe as primeiras mudas do Chile sendo que atualmente utiliza do próprio viveiro.
O engenheiro agrônomo João Mena Neto que trabalha na empresa Fischer, destaca que toda a produção tem o destino certo e que uma parte dos frutos é importado de outros países para abastecer o mercado interno.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira

%d blogueiros gostam disto: