fbpx
Ultimas Notícias

Saiba como fica a prestação de serviços durante o Carnaval

Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval altera a prestação de diversos serviços em nível federal, estadual e municipal. Grande parte das repartições decretam ponto facultativo durante o período, por isso, alguns serviços foram interrompidos na última sexta-feira, 21, e retornam apenas na quarta-feira, 26.

Confira como ficam os principais serviços

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que nesta segunda e terça-feira de Carnaval (24 e 25/02) não haverá atendimento ao público nas agências. Na quarta-feira de cinzas (26) o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

Correios

Nesta segunda-feira, 24, e na terça-feira, 25, não haverá atendimento nas agências e entrega de objetos postais. Na quarta-feira, 26, as atividades de distribuição domiciliária e o atendimento nas agências serão realizados normalmente a partir das 12h.

Santa Catarina

Segurança

As Delegacias de Polícia Civil (181 ou WhatsApp 48 98844-0011), a Polícia Militar (190), o Corpo de Bombeiros Militar (193) e órgãos como o Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Instituto Médico Legal (IML) funcionarão todos os dias em esquema de plantão.

Para registrar boletins de ocorrência, é possível acessar a Delegacia Virtual da Polícia Civil. A Polícia Militar também disponibiliza o aplicativo PMSC Cidadão, ferramenta que permite denúncias de forma anônima, ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, dentro do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher. A PM estará ainda com a Operação Alegria, para reforço do policiamento no Carnaval.

Saúde

Atendimento normal nas emergências de todas as unidades da rede estadual de saúde. Os Hemocentros irão funcionar com horários diferenciados. O Hemocentro de Joaçaba não atende nesta segunda, 24, nem na terça, 26, retornando na quarta-feira, 26, a partir das 13h.

Samu

Serviço funcionará normalmente, com atendimento pelo telefone 192.

Educação

As escolas da rede estadual não terão aulas na segunda e na terça-feira. Na quarta-feira, as aulas estão condicionadas ao calendário escolar de cada unidade, que deve cumprir com a carga horária mínima de 800 horas anuais ou de 200 dias letivos. Já as atividades na Secretaria de Estado da Educação (SED) e nas Coordenadorias Regionais de Educação de Santa Catarina serão retomadas às 14h do dia 26.

Celesc

As lojas de atendimento da Celesc ficarão fechadas na segunda-feira e na terça (24 e 25). Na quarta-feira, o expediente para atendimento ao público será das 13h às 19h.
Os serviços essenciais, como call center (comercial: 0800 48 0120 e emergência: 0800 48 0196) e equipes que trabalham em campo com ocorrências na rede elétrica, serão mantidos normalmente.

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fecha na segunda e terça-feira e retoma as atividades na quarta, 26, a partir das 12h. A qualquer momento, é possível acessar os serviços já disponíveis no Detran Digital, como as solicitações de emissão, renovação, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão Internacional para Dirigir (PID) e certidão de registro de CNH, além de consultar informações relacionadas a veículos e gerar guias para pagamentos.

Procon

O Procon de Santa Catarina estará fechado na segunda e na terça-feira e o atendimento reabre na quarta, das 13h às 18h.

Sine

As unidades estaduais do Sistema Nacional de Empregos (Sine/SC) estarão fechadas segunda e terça-feira. Quarta-feira voltam a funcionar a partir das 14h.

Cartório Eleitoral

Não haverá expediente nos cartórios eleitorais de todo o estado de Santa Catarina na segunda-feira, 24, e na terça-feira, 25.

Videira

Coleta de lixo

A VT Engenharia, empresa responsável pela coleta de lixo em Videira, emitiu um comunicado em que informa que os serviços serão prestados de forma normal durante as festividades de Carnaval.

Comércio 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) decidiu em reunião que o comércio atenderá normalmente durante o Carnaval. Cada empresário, no entanto, é livre para seguir ou não a orientação da entidade.

Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Videira fará ponto facultativo na segunda-feira, 24, e na terça-feira, 25. Desta forma, a sessão ordinária da próxima semana irá acontecer na quarta-feira, no horário de costume: 18h45min.

Prefeitura 

A Administração Municipal informou que, seguindo o calendário escolar do Município e o horário de atendimento das instituições bancárias, e de acordo com o Decreto Municipal Nº 17.133/19, as Secretarias e Departamentos da Prefeitura retomam o atendimento normal a partir da quarta-feira (25), às 13h30 em virtude do Carnaval. Os serviços essenciais e alguns locais públicos terão atendimento diferenciado, conforme cronograma abaixo:

EDUCAÇÃO:
Segunda-feira (24): atendimento somente nos Cemeis para berçários e maternais
Terça-feira (25): não haverá atendimento nas Unidades Escolares e Cemeis
Quarta-feira (26):  atendimento normal nos Cemeis para berçários e maternais. Para as demais séries e unidades, atendimento normal a partir das 13h.

SAÚDE:
Serviços essenciais (UPA e Samu) seguem com escala normal de atendimento. Demais setores retomam atendimento na quarta-feira, em horário normal.

VISAN:
Equipe de plantão pelo telefone: (49)99158-1833 e equipes de campo com escala. Atendimento ao público a partir das 13h30 de quarta-feira.

SOCIAL:
Atendimento normal na Casa Lar e em sistema de plantão no Conselho Tutelar, através do telefone (49)99120-9788.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira/ Com informações da Assessoria de Imprensa

%d blogueiros gostam disto: