fbpx
Ultimas Notícias

Maior de todos os tempos

Coluna: BASTIDORES DA POLÍTICA - Por: Alan Santos

A Expo Videira 2020 se foi, mas não podemos deixar passar em branco a grandiosidade que foi esse evento que já se firmou como o maior evento aberto já realizado no município. Realizado a quatro mãos através da Prefeitura de Videira juntamente com diversas entidades e parceiros. É inegável a organização da mesma em todos os termos, sejam eles de estrutura, segurança, público, negócios e entretenimento. A parte multissetorial levou quase 200 expositores ao parque, dando uma clara demonstração de que os empresários acreditaram na proposta do evento e já falam em voltar em 2022 para a terceira edição do evento. Embora quem goste ou não goste da realização da Expo Videira, uma coisa é líquida e certa, a Comissão Central Organizadora colocou muita gente no bolso e mostrou que quando se tem organização não há evento que não prospere. A única pergunta que fica é se em 2020 foi a maior de todos os tempos, imaginem o que pode vir ai para 2022. Parabéns Videira!


DANÇA DAS CADEIRAS

Está aberta a dança das cadeiras para mudança de partido. A janela que permite que vereadores possam trocar de sigla sem perder o mandato já está aberta e prossegue até o próximo dia 03 de abril. Embora seja um período curto, muitos vereadores já estavam acertados com suas novas siglas há tempos, sendo que agora será apenas formalizada a sua saída do partido antigo e a entrada no novo. Em Videira é dado como certo a ida do vereador Edson Balena, expulso do PSD que deve migrar para um partido de oposição podendo ser ele MDB ou até mesmo PL. O ex-presidente da Câmara de Vereadores, Nédio Martins é outro parlamentar que deve deixar o PL que não fala a mesma língua da base de apoio do executivo municipal. Martins pode migrar para o PSD do prefeito Borga. Outra dúvida é o vereador Duda atualmente filiado ao PP, que pode migrar para outra sigla, mas ainda não há nada de definitivo, apenas especulações.


CHAPA VIAJOU

O prefeito de Tangará, Nadir Baú da Silva (PSL), que trabalha para fazer o seu sucessor na eleição de outubro desse ano tem feito de tudo para manter unidos os partidos que devem estar juntos no pleito que se aproxima. Nessa semana ele viajou a Florianópolis onde participou de audiência pública contra o aumento dos impostos sobre os defensivos agrícolas, capitaneada pelo deputado estadual Marcos Vieira (PSDB). Com ele viajaram o seu secretário de agricultura, Aldair Biassiolo, o Bitinha (Republicanos) que é o seu pré-candidato a prefeito, bem como os vereadores Pedro Thomé e Oscar Zimmerman. Ao que tudo indica bem como as recentes pesquisas internas mostram que atualmente a possibilidade de Oscar ser o pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Bitinha é grande, o que seria um marco para os tucanos que estão a um bom tempo fora da chapa majoritária. A viagem dessa semana pode ter sido um momento de alinhar o discurso e botar o bloco na rua. A conferir!


RENOVAÇÃO NA POLÍTICA

O vizinho município de Pinheiro Preto deve ser uma das cidades que deverá contar com uma maior renovação nas candidaturas a prefeito na eleição desse ano. E quando falamos em renovação falamos em jovens disputando cargos importantes no processo eleitoral desse ano. Dentre as novidades que devem pintar nesse ano está o vereador Kelvin Brocardo (PSD) que deve ser o pré-candidato a prefeito pelo seu partido. Outra novidade pode ser o vereador Odair Vailatti atualmente no MDB mas que pode vir a migrar para o PL do senador Jorginho Mello. Outro nome que vem sendo ventilado é do atual Secretário de Agricultura do município, Edosn Rabuske, o Dinho do MDB que pode enfrentar as urnas caso o atual prefeito Pedro Rabuske não dispute o pleito de outubro. A renovação nas candidaturas deve ser grande pelos lados de Pinheiro Preto, mas até o momento todos são apenas pré-candidatos, faltando ainda muita água para rolar embaixo da ponte até as convenções municipais.


Cafézinho

– O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE), realizou na última quarta-feira (11) em Joaçaba um Seminário para os gestores públicos sobre as obrigações em último ano de mandato. Diversos prefeitos e servidores de prefeituras estiveram presentes e ouviram atentamente as orientações do órgão fiscalizador.

– Quadro de secretários municipais e diretores nas prefeituras da região deve mudar bruscamente até o mês de junho, sendo que grande parte deles devem ser candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador. A dança das cadeiras começa logo, afinal é hora de colocar o bloco na rua.

– Visan tem feito seu papel a altura, afinal depois de muitos e longos anos não vimos falta de água no verão desse ano. O presidente da autarquia, Sandro Caregnatto tem mostrado juntamente com a sua equipe a que veio, dando uma demonstração de organização e trabalho a população videirense.

PREFEITA PRESTIGIADA

A prefeita de Fraiburgo, Claudete Gheller Mathias (PSL) ao que parece fez a coisa certa ao trocar o Cidadania pelo PSL do governador Carlos Moisés da Silva. Isso se deve ao prestigio que o Centro Administrativo tem dado as demandas da mandatária da terra da maçã, que tem visto os seus pedidos mais difíceis saírem do papel. Dentre esses pedidos está o asfaltamento do trecho entre Fraiburgo e Frei Rogério que era um antigo sonho não só desta, mas de várias administrações anteriores, que ao que parece agora de fato se tornará realidade. Com esse prestigio dado pelo Governo do Estado, a prefeita começa a desenhar o seu projeto de candidatura à reeleição, buscando novos parceiros que possam caminhar juntos no processo eleitoral que se aproxima. Uma coisa é certa, é muito mais fácil trabalhar com quem tem a caneta cheia de tinta na mão, dando muito mais ânimo e fôlego a quem vai para a guerra eleitoral de 2020.


POSSIBILIDADE REMOTA

Informações do município de Salto Veloso que nos chegam dão conta de que na eleição desse ano pode não acontecer o já conhecido consenso para a eleição a prefeito. As lideranças dos partidos não têm chegado até o momento a um acordo e pode ser que nesse pleito haja mais de uma chapa concorrendo. Algumas lideranças gostariam de colocar os seus nomes a disposição da população, o que pode fazer com que o consenso não venha ao menos na eleição que se aproxima. As tratativas entre todos os partidos continuam, mas ainda não saiu a fumaça branca pelos lados do Salto. Nos próximos dias devemos ter novidades de a quantas andam as costuras políticas naquele município.


PILA DE NOVO

Pelos lados de Ibiam nos últimos dias houve uma movimentação do ex-prefeito do município, Nelson Mário Grassi, o popular Pila (PP), que pode se lançar como pré-candidato a prefeito na eleição de outubro. Até uns tempos atrás Pila negava de todas as formas a sua vontade de voltar ao comando da cidade, dizendo que já havia se aposentado da vida pública e que tocaria apenas os seus negócios em Ibiam e em Tangará. O problema é que Pila é do mesmo partido do atual prefeito Ivanir Zanin que poderia concorrer a reeleição. Os dois devem sentar nos próximos dias e definir quem deve de fato representar a sigla na eleição que se aproxima. Uma coisa é certa, caso um concorra o outro deve ficar de fora, sendo que é muito difícil que um deles venha a mudar de partido para concorrer ao pleito. Nos próximos dias devemos ter novidades.


%d blogueiros gostam disto: