fbpx
Ultimas Notícias

Polícia Civil vai investigar caso de ‘Fake News’ sobre coronavírus em Videira

Áudio mencionava que uma pessoa estaria diagnosticada com o (COVID-19) e internada em estado grave no hospital

A Polícia Civil de Videira investiga um caso de notícia falsa que circulou em muitos grupos de WhatsApp na noite da quinta-feira (2) no município. Um áudio mencionava que uma pessoa estaria diagnosticada com o coronavírus e internada em estado grave no hospital.

Muitas pessoas não sabem, mas disseminar notícias falsas as chamadas “Fake News” nas redes sociais, pode caracterizar contravenção penal, de acordo com a Lei.

Com a disparada de casos de novo coronavírus (COVID-19) no Brasil e pelo mundo, cresce também o número de informações falsas sobre a doença circulando pela internet. E essa desinformação ajuda a criar um clima de pânico em toda a população.

O termo Fake News, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.

Segundo o Delegado Dr. Felipe Orsi, tal fato gerou um grande desconforto para a pessoa mencionada nos áudios e para toda a família dela. Ele salienta que antes de compartilhar qualquer notícia, as pessoas precisam se certificar da veracidade dos fatos, buscando as informações em fontes oficiais.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira

%d blogueiros gostam disto: