fbpx
Ultimas Notícias

MAIS FIEL LEITOR

Na edição desse final de semana quero nesse espaço homenagear uma pessoa muito querida por mim, que durante muitos e muitos anos me acompanhou em minhas colunas, em minhas matérias e que durante o tempo em que trabalhei na Prefeitura de Tangará, passava por lá todos os dias pedir se tinha chegado o jornal. Com suas mãos já cansadas, enrolava seu jornal e dizia “Gosto de levar para casa, para passar o tempo e saber das notícias”. Uma pessoa que muito ensinava com suas histórias e sabedoria. Um conhecedor da política local, que sempre tinha histórias das eleições para contar e nos encher de conhecimento e sabedoria. Esssa é uma semana muito triste, mas o que me conforta é que durante o tempo em que pudemos conviver eu lhe admirei e continuarei lhe admirando. Obrigado por seu meu amigo, e acima de tudo meu leitor fiel. Vai em paz, Etelvino Simionato, e nos mande notícias boas aí de cima, em forma de bênçãos. Até um dia…


MORRO AGUDO FECHADO

Em tempo de Pandemia, onde todos deveriam estar preocupados em se proteger e proteger a sua família, tem muita gente na nossa região que não está nem aí para o vírus e suas possíveis consequências. No último final de semana, mais de 200 carros foram vistos subindo o Morro Agudo no município de Tangará, ponto turístico daquela cidade. No pico do morro a aglomeração de pessoas era notória com direito até mesmo a selfie por parte de muitos que não se aguentaram e postaram nas suas redes sociais. Por conta disso o prefeito Nadir Baú da Silva (PSL), baixou um decreto interditando o local com direito a correntes e fiscalização diária. Quem não obedecer a norma, poderá ter que pagar uma quantia que chega a R$ 2.770,50 de multa. Esse é um momento onde todos devem ter o mínimo do bom senso. Todos sabem que são proibidas aglomerações em locais públicos, mas tem gente que não está nem aí dando na verdade sorte ao azar!



SESSÕES PRESENCIAIS

Nessa semana após uma conversa entre o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD), e os líderes dos partidos e blocos parlamentares, ficou decidido que seria dado início ao processo de retomada das sessões de forma presencial. A Alesc havia suspendido as atividades presenciais no dia 20 de março, por conta da pandemia da Covid-19, e realizava sessões virtuais desde então. As sessões plenárias serão então realizadas às terças e quartas, a partir das 15 horas, para pronunciamentos e a partir das 16 horas ocorre a Ordem do Dia, com a votação de projetos. Os deputados que pertencerem ao grupo de risco poderão participar das sessões e das reuniões de forma remota, por videoconferência. As medidas seguem as regras de acordo com o último decreto do governo do Estado.


PEGANDO O JEITO

As sessões virtuais da Câmara de Vereadores de Videira continuam acontecendo durante o período de Pandemia. Como todos tiveram que se adaptar durante o período em que perdura esse processo, no Legislativo videirense não foi diferente. Não podendo realizar as suas sessões de forma presencial, os vereadores vêm realizando suas votações remotamente, on-line de forma tranquila em meio as novidades da tecnologia. Os parlamentares que nas primeiras sessões se mostravam ainda acanhados, com o passar das semanas estão pegando o jeito e já estão familiarizados com o programa e com o novo jeito de votar e se manifestar. Parabéns aos vereadores e a Casa de Leis que tem cumprido o seu papel, dando sequência nos trabalhos que não podem parar.


PROGRESSISTAS NO PÁREO

O Progressistas que até o momento não havia apresentado nomes como pré-candidatos a prefeito na nossa região, vê em seu horizonte não muito longe a possibilidade de contar com uma candidatura na chapa majoritária no vizinho município de Tangará. O advogado Sérgio Balbinote colocou seu nome como pré-candidato a prefeito. O extinto PP, atual Progressistas é conhecido da política local, onde já governou o município por três oportunidades, com o ex-prefeito Faustino Panceri. Balbinote vem conversando com outras siglas em busca de apoio ao seu projeto eleitoral. O atual líder do Progressistas já foi vereador e agora sonha alçar voos mais altos, e aos poucos vem pavimentando a sua pré-candidatura. As conversas prosseguem com vários partidos.


NÃO FUI EU

Essa história da compra dos 200 respiradores pelo Governo do Estado por R$ 33 milhões de reais ainda vai dar muito pano para manga. Agora chegamos em plena era do eu não sabia, e do não fui eu. O ex-secretário da saúde, Helton Zeferino em suas falas em entrevistas na mídia catarinense só tem uma frase a ser dita: “não fui eu”. Por outro lado, a ex-servidora da secretaria da saúde exonerada do cargo, Márcia Pauli entoa em suas declarações apenas uma frase “não fui eu”. Já o secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, homem forte do governador Carlos Moisés, deixa muito claro que não foi ele e que não tem nada a ver com esse processo. Então eu faço uma pergunta a você leitor, se não foi ninguém e se ninguém sabe de nada, o que realmente aconteceu nesse episódio? É a velha e conhecida história, um tirando do seu e colocando no do outro para tentar salvar a sua pele. Mas a verdade virá à tona e aí a conversa vai ser totalmente diferente.


MAIS CANDIDATOS

O Partido Social Democrático (PSD) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), devem ser as siglas que mais candidatos a prefeito devem ter na nossa região na eleição municipal desse ano. Ambas as siglas podem contar com até quatro candidaturas cada com os nomes colocados até o momento. O PSD deve contar com candidatos em Videira, Pinheiro Preto, Ibiam e Salto Veloso. O MDB deve contar com candidaturas em Videira, Pinheiro Preto, Iomerê e Arroio Trinta. Seguindo os dois partido o PSL deve contar com uma candidatura em Fraiburgo, o Republicanos deve contar com uma candidatura, o PL deve também contar com uma candidatura, bem como o Progressistas, Patriotas, Democratas dentre outros. Como até a eleição muita água deve passar ainda por debaixo da ponte os números podem aumentar ou até mesmo diminuir. A conferir!


Cafézinho

– Presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), Nadir Baú da Silva (PSL), comentou em entrevista nessa semana que os prefeitos estão realizando cortes em seus municípios devido à queda de arrecadação que já aparece nos últimos dados apresentados.

– Deputado Sargento Lima (PSL), foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a compra dos respiradores fantasmas e o Deputado Maurício Eskudlark (PL) será o relator da comissão. Terão muito trabalho para desvendar os mistérios das compras na Secretaria da Saúde do Estado.

– Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), se rendeu de alma e coração ao Centrão. Nessa semana cargos foram confirmados a partidos como Progressistas, Republicanos e Partido Liberal (PL). A página do discurso já foi virada!

%d blogueiros gostam disto: