fbpx
Ultimas Notícias

Cézar a disposição do partido

O ex-vereador de Tangará, Cézar Comachio que agora figura nas hostes do MDB, conversou com a coluna nessa semana e destacou que está à disposição do partido para participar do pleito eleitoral desse ano. Comachio se filiou ao MDB no ano passado com as bênçãos do deputado estadual, Valdir Cobalchini, que lhe ajudou a se eleger vereador em 2012. O ex-vereador diz estar satisfeito no seu atual partido, bem como no rumo que o mesmo está tomando. Atualmente Cézar está à frente da empresa de sua família, o que ocupa atualmente boa parte de seu tempo. Na questão eleitoral destaca que tomará a decisão junto com o partido e que apoiará a decisão da sigla. Mesmo com a questão empresarial pesando na sua decisão, está pronto para seguir a orientação do partido, podendo até mesmo concorrer a prefeito ou a vice-prefeito. “Ainda não recebi um convite formal, deixo meu nome à disposição, mas se for a vontade do partido vamos encarar de frente” comenta Comachio.


ESTÃO DEFININDO

Alguns partidos que participaram efetivamente da eleição municipal em 2016, ainda estão analisando como devem proceder na eleição desse ano, sendo que agora não há mais coligação para a chapa proporcional, no caso de vereadores, o que pode dificultar com que alguns partidos lancem chapas na eleição desse ano. Algumas siglas ainda analisam o cenário, para definir se devem ou não participar do pleito que se aproxima. Siglas como o Democratas que na última eleição lançou três candidatos a vereador, o Republicanos que contou com dois candidatos a vereador, o PSB que teve cinco candidatos a vereador, elegendo um vereador e o PTB e o PTC que lançaram um candidato cada, ainda não definiram se participam ou não da eleição. Nos próximos dias deve haver a definição dessas siglas, bem como para quem devem dar o seu apoio na eleição majoritária. A conferir!


FECAM QUER PRORROGAÇÃO

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM), vem trabalhando junto a Confederação Nacional dos Municípios na busca de adequar o calendário eleitoral para a realidade dos atuais prefeitos. Nesse ano é término de mandato para diversos prefeitos, que não podem concorrer à reeleição, tendo que fechar as contas para entregar o município em dia para o prefeito que o suceder. Como o Congresso Nacional está discutindo a possibilidade de adiar as eleições desse ano para o mês de novembro e dezembro, a entidade entende que esse período é um pequeno espaço de tempo para que os mandatários possam fechar as contas e a área administrativa em meio a um processo eleitoral em final de ano, onde se tem diversas atribuições a serem executadas até o dia 31 de dezembro de 2020.


FECAM QUER PRORROGAÇÃO II

Pensando nessa e em outras situações, a entidade que defende os direitos dos municípios, vem buscado apoiadores para a ideia de unificar as eleições para o ano de 2022 tendo nesse pleito a votação para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, bem como de deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente da república. Caso essa ideia ganhe coro entre os parlamentares, os mandatos dos prefeitos e vereadores seriam estendidos e terminariam em 1º de janeiro de 2023, junto com os mandatos dos governadores, vice-governadores, deputados federais e deputados estaduais, eleitos em 2018. O problema é que diversos deputados federais e senadores em sua grande maioria já demonstraram a vontade de apenas adiar as eleições, mas dentro desse mandato ainda, ou seja no máximo até o primeiro final de semana de dezembro, onde aconteceria o primeiro turno e quinze dias depois o segundo turno. Não há nada de concreto mas haverá pressões de todos os lados!


Cafézinho

O prefeito de Ibiam, Ivanir Zanin (Progressistas), ainda não definiu se deve ou não concorrer ao cargo de prefeito novamente na eleição desse ano. Algumas lideranças comentam que ele estaria acenando que não deve disputar um novo mandato. Caso esse fato se confirme o nome da vez deve ser o ex-prefeito, Nelson Mário Grassi, o Pila.

O Partido Liberal (PL) que na eleição de 2016 quase levou o pleito no município de Iomerê com a candidatura de Solange de Bortoli Beal, está ensaiando um novo voo eleitoral, mas agora com outro pré-candidato a prefeito. O nome da vez seria o de Saul Pastore. Ainda não há nada confirmado, mas a movimentação política continua!

Prefeitos da região que não serão candidatos à reeleição estão preocupados caso o calendário eleitoral seja mesmo alterado e o pleito seja realizado no mês de dezembro. Isso porque, eles terão muito pouco tempo para fechar o seu mandato, podendo gerar um corre-corre de última hora nas contas municipais.


RELEMBRANDO

No dia 18 de fevereiro de 2016 ás 18 horas foi realizada a inauguração da SC-355 no trecho que compreende os municípios de Videira a Fraiburgo, que recebeu um investimento de mais de R$ 51 milhões em um trecho de aproximadamente 23 quilômetros. Na foto, o ex-governador, Raimundo Colombo, o ex-prefeito de Fraiburgo, Ivo Biassolo, o ex-Chefe da Casa Civil, Nelson Serpa e o ex-secretário de infraestrutura, João Carlos Ecker.


COMUNICANDO COM A POPULAÇÃO

Um governo não se faz apenas a quatro paredes, dentro de um gabinete, e o atual prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga (PSD), tem seguido essa lógica. Borga tem estado junto as obras que o governo municipal vem realizando pelos quatro cantos da cidade. Busca manter um contato com a comunidade e ouvir os anseios da população videirense. O prefeito tem buscando também as redes sociais para se comunicar com a população, numa forma de estreitar laços e mostrar à comunidade o que vem sendo feito e executado atualmente na cidade. Mesmo em tempo de Pandemia, é claro com os devidos cuidados, é tempo de ir pra rua, estar mais perto da população, e principalmente ouvir o que ela tem a dizer!


PT QUER DISPUTAR

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Videira, que por um tempo esteve meio apagado e sumido do cenário eleitoral, parece que está renascendo das cinzas. O partido passou por alguns anos sem representação política e a ideia da nova direção é mudar totalmente esse quadro que vinha se desenhando. O novo diretório, que assumiu em dezembro de 2019, busca com que a sigla volte aos tempos áureos onde já teve vereadores e contou com candidaturas ao Executivo Municipal. O presidente do partido em Videira, Douglas Henrique Pereira, em conversa com a coluna destacou que está constantemente em contato com os filiados e não descarta nenhuma possibilidade, pretendendo lançar o maior número de candidatos possíveis, dentro das suas condições. Quando o assunto é chapa majoritária, o presidente destaca que há sim essa intenção, mas essa ideia está ainda sendo amadurecida e nos próximos dias devem haver novidades nesse sentido.


SEM TURISMO

Devido ao feriado prolongado em São Paulo, epicentro da doença no Brasil, que dura até 25 de maio, o município de Florianópolis proibiu novas locações de imóveis residenciais via imobiliárias, aplicativos e plataformas de busca e reservas até o dia 25 de maio para moradores da cidade de São Paulo. Além disso, os hotéis e pousadas devem reforçar todas as medidas de prevenção, especialmente a verificação de temperatura de todos os hóspedes paulistanos. Ainda está sendo realizado um reforço no controle do Aeroporto Hercílio Luz, que já possui barreira sanitária com medição de temperatura, testes rápidos e formulários de isolamento, bem como barreiras sanitárias instaladas em vias terrestres para abordar veículos vindos de São Paulo. Na forma de evitar aglomerações, equipes da Vigilância Sanitária e Guarda Municipal estão atuando no período noturno em bares e restaurantes.


%d blogueiros gostam disto: