fbpx
Ultimas Notícias

Não existe escola sem professores e sem alunos

PENSAR - Por: Patrícia Marafon Bogoni - Graduada em Pegadogia e Pós Graduada em Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Foto: Claudinho Coradini/JP

Você já imaginou como seria uma escola sem crianças? Ou uma sala de aula sem professor. Há coisas que não existem umas sem as outras, por isso podemos chamar de combinação perfeita.

Desde março estamos vivendo em um mundo diferente do que estávamos acostumados, mas as crianças e os professores continuam conectados. E não poderia ser diferente.

Estamos vivendo em um mundo de incertezas e insegurança pois não sabemos nada ao certo. A pergunta que a maioria está se fazendo é, quando as aulas vão retornar? E a resposta ainda não existe.

Enquanto isso os casos do COVID-19 em nossa cidade estão aumentando. E quando isso tudo vai acabar? Também é uma resposta que não podemos dar.

Durante todo este tempo aconteceu uma revolução na educação e todos os envolvidos precisaram se adequar à nova realidade, se reinventando, aprendendo e transformando o que pensávamos ser impossível em possível.

Confesso que não foi fácil para alguns professores, mas de alguma forma era necessário continuar presente, exercer esta profissão fascinante que é o de ensinar e aprender. Em pouco tempo já estávamos adaptados e fazendo o que de melhor fazemos; ensinando e aprendendo agora de forma remota.

No entanto não bastava nós estarmos dominando as ferramentas, precisávamos prestar atenção em nossos alunos, não sabíamos como seria a aceitação deles frente a esta nova etapa.

As aulas foram seguindo e infelizmente algumas crianças apresentaram muitas dificuldades frente a tela; hora do professor entrar em ação novamente e criar situações em que a criança permanecia em frente do computador.

Outro ponto crucial foi o envolvimento da família nas lives, pois foi necessário uma reorganização por parte das crianças em relação as anotações de trabalhos e tarefas.

Depois de três meses, infelizmente não foi possível conquistar todas as crianças com este novo modelo, mas conseguimos sim encontrar maneiras de que as crianças e os pais assistam as aulas gravadas e continuem estudando.

Não temos ainda um término para este novo jeito de ensinar e aprender, mas sem sombra de dúvidas é preciso agradecer a todos os pais que disponibilizaram um tempo para ficar junto com os filhos, vocês estão fazendo a diferença.

%d blogueiros gostam disto: