fbpx
Ultimas Notícias

Novo ciclone avança em Santa Catarina e provoca estragos

Municípios de Praia Grande, Passos de Torres e Arroio do Silva tiveram danos entre esta terça e quarta-feira (8); Defesa Civil emitiu alerta de deslizamentos

Ao menos 80 casas foram atingidas pelas águas em Praia Grande – Foto: Divulgação/ND

Os estragos foram muitos menores do que os registrados no início de julho, mas a passagem de outro ciclone já deixou marcas no Sul do Estado. As fortes chuvas entre a noite de terça (7) e a madrugada desta quarta-feira (8) inundaram ruas e atingiram comunidades rurais, principalmente na região da cidade de Praia Grande.

A prefeitura, com o apoio da Defesa Civil e dos bombeiros, realizou o resgate de atingidos. Segundo a força-tarefa, pelo menos 80 casas no bairro 1º de Maio foram atingidas pela água, que subiu 40 centímetros. Pela manhã, o nível já tinha baixado, mas o alagamento deixou danos.

As famílias foram levadas para um abrigo montado em um ginásio municipal. O coordenador estadual da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, afirma que o órgão avalia o envio de itens de assistência humanitária para a região.

“Estamos vivenciando momentos difíceis em nosso Estado, com muitos eventos climáticos e epidemiológicos simultâneos. Dentre eles o Covid-19, tornado, ciclone e agora alagamentos e riscos de deslizamos”, diz.

Famílias abrigadas em ginásio

Outras cidades do Sul do Estado também foram atingidas. Em Passos de Torres, pessoas ficaram ilhadas e foram salvas por botes infláveis, sendo levadas para um ginásio de esportes que serve de abrigo. Ao menos 70 pessoas estão no local.

Em Arroio do Silva, vias ficaram alagadas e ainda pela manhã era possível ver marcas da chuva. A rua Manguerinha, na zona oeste da cidade, ainda apresentava uma lâmina de água nas primeiras horas desta quarta-feira.

Balneário Arroio do Silva também teve ruas alagadas – Foto: Reprodução redes sociais/Divulgação/ND

Balneário Arroio do Silva também teve ruas alagadas – Foto: Reprodução redes sociais/Divulgação/ND

A Defesa Civil informou que está monitorando possíveis novas chuvas em todo o Estado. “Pedimos à população que continue atenta aos alertas e assim possa estar preparada”, frisou o coordenador.

Nesta manhã, o órgão emitiu alerta de risco de deslizamentos para cidades do Sul do Estado. O município de Praia Grande aparece com “alerta máximo”, e outros sete com alerta vermelho de risco. Confira abaixo:

Alerta de deslizamentos no Sul do Estado – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Alerta de deslizamentos no Sul do Estado – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Mar agitado e ressaca

A Defesa Civil estadual também emitiu alerta de mar agitado e ressaca, a partir da noite desta quarta-feira. O aviso vale das 21h ao mesmo horário desta quinta-feira (9), principalmente para o Litoral Sul.

“Previsão de ondas de direção sudeste/leste e picos de altura entre 2,5 e 3 m. Destaca-se principalmente o extremo sul da região, onde há risco de ressaca até Laguna”, detalha o alerta.

Alerta de ressaca e mar agitado no Litoral Sul do Estado – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Alerta de ressaca e mar agitado no Litoral Sul do Estado – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Fonte: ND Online

%d blogueiros gostam disto: