fbpx
Ultimas Notícias

FATO NOVO

No vizinho município de Pinheiro Preto as peças no tabuleiro do jogo político continuam se movendo. Embora alguns candidatos já tenham se mostrado convictos de que estarão na disputa eleitoral desse ano, há um fato novo que pode mexer com as peças do jogo. A atual vice-prefeita, Márcia Bressan (PL), estaria ensaiando uma candidatura a prefeita, o que pode mudar a configuração eleitoral no município. Apesar de não haver nada certo, a vice-prefeita vem conversando com autoridades de alguns partidos, mas são apenas conversas. Nos próximos dias podem haver novidades, sendo que há uma pressão do senador Jorginho Mello para que o partido tenha o maior número de candidaturas possíveis em Santa Catarina.


PODE HAVER CONSENSO

A eleição no município de Salto Veloso está ganhando alguns contornos diferentes nos últimos dias, sendo que ao menos duas candidaturas estavam mais que certas que participariam do pleito municipal desse ano. De um lado estaria o empresário Nereu Borga (Progressistas) e de outro lado o ex-prefeito, Claudemir Cesca (PSDB). Mas segundo informações, está ganhando força no município a possibilidade de novamente acontecer uma chapa de consenso, como já ocorreu na eleição de 2016, quando Ana Rosa Zanella (MDB) foi eleita, tendo como vice, Mário Donatelli. Tem liderança comentando que ainda é cedo, mas tudo está rumando para isso acontecer. Vamos aguardar!


CIMADON NOMEADO

Aristides Cimadon, reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), foi nomeado membro do Conselho Nacional de Educação pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. A nomeação foi publicada na sexta-feira (10). O mandato, que terá duração de quatro anos. O nome de Cimadon havia sido cotado para assumir a pasta do Ministério da Educação, após a saída de Abraham Weintraub, e da desistência de Carlos Decotelli, que ficou cinco dias no cargo. A participação do Conselho no Ministério da Educação é de assessoramento, que desempenha as funções de formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional.


Cafézinho

  • Nessa semana foi votado na Câmara de Vereadores de Videira o projeto de lei que mantém os valores recebidos pelos parlamentares. Importante ressaltar que esse valor é o mesmo que recebiam no ano de 2012 sem nenhum tipo de reajuste. A Câmara de Videira é uma das mais econômicas do Estado, sendo reconhecida por diversos órgãos de fiscalização de Santa Catarina.
  • Em Caçador o atual prefeito, Saulo Sperotto (PSDB), já se lançou como pré-candidato a reeleição. Ainda estão dispostos a concorrer a eleição, o atual vereador Rubiano Schmitz (Progressistas), o atual vice-prefeito, Alencar Mendes (DEM), além do MDB que ainda não definiu um nome.
  • No vizinho município de Treze Tílias, o Democratas confirmou nessa semana o nome do ex-prefeito Rudi Ohlweiler como pré-candidato a prefeito. Rudi tem 65 anos e tenta se eleger pela quarta vez sendo que já foi prefeito nas gestões 1989/1992, 2001/2004 e 2005/ 2008. Adilson Concatto (MDB) deve ser seu candidato a vice-prefeito.

PT APOIA BITINHA

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Tangará, após ensaiar que poderia lançar um nome como candidato a prefeito na eleição desse ano, acabou desistindo da disputa majoritária. Atualmente o partido conta com o vice-prefeito, Valmor Vivian que seria o nome preferido da sigla para disputar a vaga de prefeito, mas após algumas conversas entre dirigentes e filiados do partido, a maioria decidiu em não lançar candidato majoritário no pleito de 2020. Os trabalhistas optaram por apoiar o pré-candidato a prefeito, Aldair Biassiolo, o Bitinha (Republicanos), que é o nome da administração municipal para a eleição de novembro. A torcida do partido agora é para que o vice-prefeito seja candidato a vereador, o que faria com que a sigla voltasse a ter representação na Câmara de Vereadores. Valmor resiste, mas ainda pode aceitar!


CANDIDATÍSSIMA

A prefeita da terra da maçã, Claudete Gheller (PSL), confirmou nessa semana que está no páreo e é sim pré-candidata à reeleição. A prefeita que tem como seu vice-prefeito, o radialista, Júlio Santos (PSD), conversa com diversas siglas a fim de conseguir uma ampla coligação de apoios. Não há ainda a certeza de qual partido possa vir a indicar o nome como candidato a vice-prefeito, embora várias sejam as opções, sendo que há até mesmo quem diga que o MDB poderia indicar o vice. Mas como ainda é cedo, e nesse momento todos conversam com todos, vamos aguardar e ver os desdobramentos políticos na nossa querida vizinha Fraiburgo.


RELEMBRANDO

A descentralização foi um projeto do falecido ex-governador Luiz Henrique da Silveira que em um primeiro momento foi uma revolução na política de Santa Catarina. Formatado esse projeto o governo foi descentralizado para as regiões do Estado, sendo que em Videira não foi diferente, onde o município foi sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional, que anos depois passou a se chamar Agência de Desenvolvimento Regional. Vários nomes passaram pelo comando do órgão de governo, dentre eles o falecido, Valdir Ruschel, o ex-prefeito de Fraiburgo Nelmar Pinz, o ex-vereador Evandro Colle, o ex-vice-prefeito de Fraiburgo Beto Ferreira, o ex-deputado Natalino Lázare, a ex-vereadora de Tangará, Girlene Borsoi, o atual Secretário de Gabinete da Prefeitura de Videira, Euro Viecelli, além do atual prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, sendo que todos que por lá passaram deixaram a sua contribuição para o desenvolvimento da nossa região.


NO RÁDIO

A partir da próxima segunda-feira (13), estarei apresentando o programa Cidade Agora. Um programa voltado a informação, opinião, entretenimento e música boa. Neste espaço também estaremos recebendo personalidades e lideranças políticas que fazem a nossa cidade acontecer. O programa Cidade Agora chega com o intuito de bem informar a população e também dando voz e vez ao cidadão videirense, que poderá participar ativamente do programa mandando suas sugestões. Depois de muitos anos fora do ar, retorno ao rádio na Popular FM na frequência de 104,9 FM, sendo que as pessoas também poderão acompanhar pela página no facebook da Popular FM.


IRMÃS GUEDES

A suplente de vereadora, Valéria Guedes, atual presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), assumiu nessa semana uma cadeira na Câmara de Vereadores, após ser candidata a vereadora por duas oportunidades. Com a licença da titular, Albertina de Barros, os demais suplentes abriram mão para que Valéria pudesse passar pelo Legislativo Municipal. Agora Valéria passará o bastão para sua irmã, a jornalista Jana Guedes que é pré-candidata a vereadora e tentará chegar a Câmara de Videira. Jana também é filiada ao PDT e esta será a primeira vez que concorrerá a um cargo público.

%d blogueiros gostam disto: