• 13/08/2020

SC tem apenas uma entre as 73 cidades do Brasil sem casos de coronavírus; veja lista

Mais de cinco meses depois da primeira notificação de coronavírus em Santa Catarina, uma única cidade continua sem nenhum caso confirmado, segundo dados do governo estadual desta quarta-feira (12). Urupema, o município mais frio do país, é o último refúgio catarinense livre do vírus que já contaminou mais de 112 mil pessoas e matou ao menos 1,6 mil vítimas no Estado. 

Além de ser uma cidade pequena, com menos de 2,5 mil habitantes, um dos principais motivos porque o município se mantém sem registro do vírus é a postura de enfrentamento adotada pela prefeitura. 

Desde que o Estado confirmou os primeiros casos da infecção, Urupema adotou barreiras sanitárias, onde profissionais conferem a identidade e a temperatura de todas as pessoas que entram na cidade, além de orientarem sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras ao acessar o município. 

urupema fechada para turismo
Urupema fechou os pontos turísticos durante pandemia(Foto: Marleno Muniz / Prefeitura de Urupema)

Em entrevista ao Diário Catarinense para matéria publicada no dia 24 de julho, quando cinco cidades catarinenses, incluindo Urupema, estavam imunes ao contágio, a secretária de Saúde municipal, Tânia Guglielmi, explicou que um único acesso ao município continuava aberto, para facilitar o controle da circulação, e destacou os decretos que proibiram turismo nos dias mais frios e, consequentemente, de maior procura.

– A primeira vez (que os pontos turísticos foram fechados), foi quanto baixou a temperatura mais e cresceu o turismo. Nós queremos muito que as pessoas nos visitem, mas agora não é o momento – ponderou.

Na última segunda-feira (10), um novo decreto foi publicado, para estender o prazo de fechamento dos pontos turísticos até dia 31 de agosto.

Veja quais são as cidades brasileiras sem infectados por covid-19

​Fonte: NSC

Fique ligado nos conteúdos!

Receba atualizações, dicas, artigos e conteúdos especiais com prioridade!

Anuncie sua Empresa

Contrate uma assinatura e ganhe 3 meses de selo para anúncio*