• 13/09/2016

Até o momento, TRE-SC julgou 93% dos registros de candidatura

Até a tarde desta segunda-feira (12), as 105 zonas eleitorais de Santa Catarina julgaram 93% dos pedidos de registros de candidatura para as próximas eleições municipais. No total, 17.079 pedidos foram interpostos à Justiça Eleitoral, sendo que 15.851 foram deferidos e 162 indeferidos. Até o momento, 1.059 pedidos de registros de candidaturas aguardam julgamento.
Conforme o Calendário Eleitoral, nesta segunda-feira (12), termina o prazo para que todos os pedidos de registro de candidatos estejam julgados nas instâncias ordinárias. O presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu, destacou que os juízes eleitorais estão “trabalhando bastante para que todos os registros sejam julgados a tempo”.
“No mais tardar, até amanhã, já teremos essas decisões definidas em primeiro grau. Em seguida, os pedidos que tiverem recursos aportarão ao Tribunal. Nós temos o compromisso de, até antes das eleições, definir essas situações para que o eleitor possa comparecer às urnas e dar o seu voto com a garantia de que o candidato escolhido poderá de fato representá-lo”, esclareceu o presidente do TRE-SC.
Em todo o Estado, 139 municípios totalizaram o julgamento dos registros, sendo que 286 já estão com mais de 60% dos pedidos julgados. Para o cargo de vereador, 15.610 pedidos foram feitos ao TRE-SC. Desse total, 14.566 foram deferidos, 141 foram indeferidos e outros 897 aguardam julgamento.
Para as eleições majoritárias, 734 pedidos de registros para prefeito foram interpostos à Justiça Eleitoral. No total, 643 foram deferidos, 11 indeferidos e 79 aguardam julgamento. Para o cargo de vice-prefeito a situação é semelhante, no total, 735 pedidos foram interpostos, 642 deferidos, 10 indeferidos e 83 aguardam julgamento.
Todos os candidatos a prefeito que tiveram seus pedidos indeferidos recorreram ao TRE-SC e aguardam uma definição definitiva sobre a situação das suas candidaturas.
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina começou a julgar os recursos dos pedidos no último dia 5 de setembro. Até a sessão desta segunda-feira (12), 17 recursos já foram julgados.