• 21/03/2018

Professores discutem Base Nacional Comum Curricular

Professores das redes municipal e estadual de Rio das Antas estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (20) na escola municipal Jacinta Nunes, para discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O encontro foi promovido e executado pela secretaria municipal de educação, em cumprimento a uma diretriz fixada pela Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Fecam – Federação Catarinense dos municípios.

De acordo com a secretária de educação de Rio das Antas, Marilena Bier, as discussões relativas ao tema aconteceram neste dia 20 de março por ser a data o Dia D da educação brasileira para discutir a BNCC. Marilena Bier comentou também que a BNCC é um documento de caráter normativo que define exatamente o que todos os alunos devem estudar ao longo das etapas da educação básica.

O QUE É A BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que visa nortear o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Trata-se de uma espécie de referência dos objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas de sua formação. Longe de ser um currículo, a Base Nacional é uma ferramenta que visa orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma.

Isso significa que a Base estabelece os objetivos de aprendizagem que se quer alcançar, por meio da definição de competências e habilidades essenciais, enquanto o currículo irá determinar como esses objetivos serão alcançados, traçando as estratégias pedagógicas mais adequadas.

Fonte: Rádio Vitória

Fique ligado nos conteúdos!

Receba atualizações, dicas, artigos e conteúdos especiais com prioridade!

Anuncie sua Empresa

Contrate uma assinatura e ganhe 3 meses de selo para anúncio*