• 10/06/2019

Soltura de alevinos e distribuição de mudas marcam o encerramento da Semana do Meio Ambiente

Dando continuidade às ações voltadas à conscientização sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente, a Prefeitura de Videira, em parceria com clubes de serviço e empresas, realizou no sábado (8), no Largo da Estação, atividades alusivas ao Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Durante a ação, foram realizadas entregas de mudas nativas, recolhimento de óleo usado, soltura de alevinos e recolhimento de lixo.

Durante a semana, foram realizadas atividades nas escolas, com a entrega de mudas e apresentação de teatro alusivo ao meio ambiente. No sábado, voluntários se dividiram em equipes e realizaram a distribuição de material informativo e mudas de árvores nativas. Rafael Hopen, que recebeu uma das mudas, cita que a educação ambiental é uma forma de sobrevivência e o que garante que no futuro tenhamos condições melhores.

Também foi realizada a soltura de três mil alevinos nos rios do Peixe e XV de Novembro e a coleta de óleo usado, que a partir de agora terá quatro pontos fixos de recolhimento: Visan, empresa Ecológica, Supermercado Itália e Posto Scariot. Mariana Borges Deitos realizou a exposição de quadros que retratam a situação da natureza em diversos locais. A pintora comenta que utilizou material jogado nas ruas para mostrar a realidade, pois, segundo ela, imagens falam mais que palavras e a ideia é impactar e despertar a consciência ambiental. 

O grupo escoteiro realizou durante a tarde um mutirão de limpeza nas proximidades dos trilhos de trem, na região central de Videira. Foram recolhidos dezenas de sacos cheios de lixo e dado destino correto ao material. Para a escoteira Cássia Orso, parcerias como essa são imprescindíveis em prol do meio ambiente. Ela destacou ainda que o mundo é de todos e que por isso é fundamental que cada um faça a sua parte.

O prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, destacou que essas ações fazem parte do trabalho de preservação e que a Prefeitura está engajada em prol do meio ambiente, através de ações constantes. “Essa foi uma semana para refletir sobre a importância de preservar o meio ambiente e de todos darem sua contribuição para que tenhamos um mundo melhor”, completa.

Fonte: PMV