• 28/08/2020

Encantar para ensinar e aprender, faz a diferença

Será que os professores já pensaram no tamanho da responsabilidade que tem nas mãos?

Assim começo as minhas aulas, sempre querendo saber se realmente alcancei meus objetivos. Mas quais são os meus objetivos? Encantar as crianças com o conhecimento, pois a cada dia desta longa jornada acredito que o caminho é esse, estar encantada para poder encantar, ensinar e aprender, aprender e ensinar. Isso mesmo, a educação é um caminho de mão dupla, aprendemos e ensinamos todos os dias.

As crianças estão sempre sedentas por conhecimento e cabe a nós saciarmos esta sede, com um pouquinho por dia. Mas como fazer isso diariamente?

É uma eterna busca por novos olhares e novidades que são lançadas o tempo todo através de novas tecnologias. Não nascemos prontos para este cenário, mas sem sombra de dúvidas precisamos nos adaptar e transpor os obstáculos.

Precisamos nos aperfeiçoar, aprender e ensinar utilizando os recursos tecnológicos a nosso favor. A cada dia que mergulho em um curso, aprendo muitas coisas novas, que posso compartilhar com meus alunos e eles da mesma forma.

Inicialmente falávamos somente de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, mas já conseguimos visualizar a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I neste mesmo barco de informações que aumentam a cada dia.

A Educação Infantil já não é mais a mesma, ouvimos as mães espantadas com tudo o que as crianças aprendem, com os comentários que fazem em casa e como expandem este conhecimento quando indagados. Assim deve ser, as crianças possuem facilidades em aprender e desta forma, se bem trabalhadas, podem se apropriar de assuntos variados desde muito cedo.

Podemos e devemos acreditar que é através da educação que criaremos mecanismos para mudar as ações do mundo, mas somente acreditar não causará a transformação, precisamos nos unir em prol desta questão e cercar nossos alunos de argumentos, pensamentos e atitudes que provoquem a mudança tão esperada.

Para que isso aconteça, faz-se necessária uma transformação geral; que seja de dentro para fora. Se você acredita e quer fazer parte deste processo, precisa querer mudar seus pensamentos e atitudes, é impossível ensinar e encantar alguém quando este processo não aconteceu dentro de você.

Comece esta transformação. Quando perceber, você, seus alunos e as famílias estarão contagiadas com as mudanças. Aos poucos conseguiremos colher os frutos desta nossa ação.

Mude para transformar e transforme para mudar!