• 26/09/2020

PM de Videira repassa dicas para evitar furtos

As ocorrências de furtos em residências são sempre motivo de preocupação. Pensando nisso, a Polícia Militar de Videira preparou algumas dicas para que você possa deixar sua casa mais segura e reduzir a possibilidade de ser vítima deste tipo de crime.

1- Caso perceba movimentação de pessoas estranhas à rotina da rua, informe a Polícia para que elas possam ser identificadas;

2- Evite esconderijos de chaves, o ideal é que cada familiar tenha sua própria chave.

3- Mantenha alguma luz acesa à noite, dentro ou fora da casa, independentemente de você estar ou não;

4- Caso esteja realizando alguma atividade que não permita visualizar os acessos da residência, mantenha portões e portas trancados mesmo quando estiver em casa;

5- Se for viajar, avise somente a um vizinho mais conhecido e pessoas de confiança. O vizinho ficará de olho caso perceba alguma movimentação estranha;

6- Deixe a chave com um amigo confiável para regar as plantas, recolher as correspondências e até mesmo ligar a TV ou acender luzes durante a noite caso fique dias fora. Assim a casa permanece como se tivesse alguém;

7- Mude a rotina de horários e meios de transporte para sair e chegar em casa, sempre que possível;

8- Quando for viajar, coloque as malas no carro ainda dentro da garagem fechada;

9- Não exponha sua casa e sua família nas redes sociais;

10- Não fique comentando com estranhos (ou perto deles) sobre seu endereço, hábitos da rotina e pertences;

11- Quando estiver saindo ou entrando em casa, observe se não há qualquer pessoa suspeita por perto.

12- Se alguma chave de acesso à casa for perdida, a melhor medida a tomar é trocar de fechadura e fazer esse serviço com uma empresa de sua confiança. As chaves “tetra”, com 4 trancas, também são opções mais seguras contra arrombamento do que as simples.

13- Dispositivos de Segurança como Alarmes e câmeras de monitoramento ajudam a afastar os intrusos.

14- Instalar luzes com sensor de movimento pode ser uma ótima opção, assim, quando uma luz se acender pode ser um alerta de um visitante indesejado.

15- Portões e cercas dificultam o acesso à residência, assim como cadeados grossos nas fechaduras são mais difíceis de serem quebrados.

16- Grades nas janelas trazem muita segurança no sentido de impedir a entrada de alguém e até mesmo proteger contra acidentes caso tenha crianças em casa.

17- Muitas vizinhanças contratam serviço particular de vigilantes noturnos.

18- Um Cão de guarda pode ser uma ótima estratégia para afastar bandidos. Seu cão não precisa ser violento para proteger a casa, mas deve ser treinado para latir caso veja movimentação estranha.

19- Quando tocarem a campainha ou baterem na porta, peça que se identifique primeiro;

20- Não deixe joias, dinheiro e outros pertences de valor guardados em casa. Coloque no banco ou em um cofre.

Fonte: Polícia Militar de Videira