• 17/10/2020

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

Estamos nesse mês com a Campanha Nacional de Multivacinação. O Brasil tem um dos maiores, senão o maior programa público de imunização do planeta. Por ano, são distribuídos mais de 300 milhões de doses de vacinas, em mais de 37 mil postos de atendimento.

Porém o que se vê a cada ano, e o Ministério da Saúde já constatou, que vem ocorrendo uma diminuição na cobertura vacinal no país. Em grande parte pela ação de uma movimentação mundial anti vacina nas redes sociais com fake news, que tem aumentado o número de pessoas não imunizadas nos últimos anos.

E o que acontece é que doenças que já estavam eliminadas no Brasil, voltaram a registrar casos, como o sarampo, por exemplo.

O Sistema Nacional de Imunização do Brasil registrou queda média de 48% de vacinas como tríplice viral e poliomielite nos últimos cinco anos. A Organização Mundial da Saúde também tem alertado sobre os perigos da redução da imunização da população. A vacinação é de suma importância para todos os brasileiros, para que essas doenças não façam mais vítimas. É preciso também, que as fake news sejam combatidas para que a população não caia nas mentiras que estão sendo veiculadas com o propósito de desacreditar a eficiência das campanhas de vacinação.