• 17/10/2020

Ecumenismo: União e Solidariedade

De origem grega que significa “mundo habitado”, em um sentido explicativo é a ação que faz com que todas as igrejas cristãs virem uma unidade, isto é, esforços são feitos para que todas as religiões cristãs possam se encontrar através da paz e da fé.

É também a unificação de igrejas como o ecumenismo católico, ortodoxa, luterana, anglicana e protestante. Fazendo com que haja cooperação e principalmente a busca de superação e fraternidade entre as diferenças crenças e comunidades.

Dia do Ecumenismo – 21 de outubro

Esta data celebra o ato ecumênico que, de acordo com a definição eclesiástica do termo, consiste na busca da unificação entre as diferentes vertentes do cristianismo – católica, protestante e pentecostal.

O Ecumenismo também é reconhecido como um momento de confraternização e desejo de paz na humanidade, abrangendo todos os campos do conhecimento, com harmonia e respeito.

Origem do Dia do Ecumenismo

O Dia do Ecumenismo começou a ser celebrado no Distrito Federal, como uma homenagem ao Templo da Boa Vontade, que foi fundado em 21 de outubro de 1989 por José de Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV).

O Templo da Boa Vontade é tido como um símbolo do ecumenismo na capital brasileira, recebendo pessoas de todas as religiões e filosofias com total igualdade.

Objetivos do ecumenismo

– Relação de amizade entre todos os indivíduos das igrejas cristãs;

– Ajudar pessoas necessitadas através de trabalhos coletivos e voluntários;

– Praticar orações;

– Firmar a unidade;

– Estudar diversas doutrinas e entender as diferenças;

– Resolver intrigas e divergências.

Fonte: Calendarr/Iquilibrio